Programa Na Mão Certa
É uma estratégia de mobilização social que tem como principal objetivo promover uma ampla união de esforços para acabar com a violência sexual de crianças e adolescentes. A InterCement Brasil é signatária, desde 2007, do Pacto Empresarial que propõe o engajamento da iniciativa privada no enfrentamento à exploração sexual.
O Programa Na Mão Certa, lançado em 2006, é uma iniciativa pioneira da Childhood Brasil e referência nacional na busca de soluções para a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA). Unindo pesquisa e inovação, mobiliza empresas e entidades empresariais e, também, organizações da sociedade civil e governos formando um “Círculo de Proteção”. O objetivo é desenvolver, de forma colaborativa e intersetorial, soluções para impactar positivamente crianças e adolescentes, dando visibilidade à exploração sexual e criando as condições para que todas as pessoas atuem como agentes de proteção. O Programa Na Mão Certa fundamenta a sua atuação junto ao setor privado por meio do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, proposto pela Childhood Brasil. Ao assinar o Pacto, as empresas assumem o compromisso público e voluntário de garantir o respeito aos direitos da criança e do adolescente na sua cadeia de negócios. E transformam esses compromissos em ações, pela adoção e melhoria de práticas e a sensibilização da cadeia de relacionamento para abraçar a prevenção e o enfrentamento da ESCA.
A InterCement Brasil é mantenedora bronze do Programa Na Mão Certa desde 2007, quando assumiu a causa como compromisso, que atualmente é registrado nos documentos corporativos do Código de Conduta, Termo de Adesão Suprimentos, e Cláusula Contratual para o Segmento de Prestação de Serviços.
Anualmente, em parceria com transportadoras e com os integrantes dos CDCs (Comitês de Desenvolvimento Comunitário), cada cidade realiza a Semana Na Mão Certa e a Campanha Faça Bonito com o objetivo de promover uma agenda de atividades municipal, para mobilizar toda a população dos municípios para o enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes.
Como resultado de um processo de apropriação local e alinhamento com políticas públicas, 12 cidades que realizam a Semana Na Mão Certa em parceria com o Instituto InterCement incluíram em seu calendário a realização anual da iniciativa a partir da sanção de uma lei municipal.