Semana do bebê
É uma estratégia de mobilização social que coloca a primeira infância no centro da atenção das comunidades e do poder público. Ela promove discussão sobre os cuidados com o desenvolvimento dos bebês desde a gestação, avaliando indicadores sociais, defendendo os direitos das gestantes e crianças, orientando e prestando assistência às famílias.
A iniciativa, que integra as estratégias de investimento social da InterCement Brasil desde 2013, se consolida como uma prática eficaz na mobilização pela primeira infância, disseminando informações sobre a especificidade do cuidado exigido nesta fase da vida para promoção de um desenvolvimento pleno e saudável do indivíduo.
Cada cidade, através do seu Comitê de Desenvolvimento Comunitário – CDC, promove uma agenda de ações, pensadas a partir das demandas locais, baseadas na leitura de indicadores sociais e a partir da vivência dos profissionais de diversas áreas que atuam nos serviços e equipamentos de atendimento à população. O resultado são atividades diversificadas que beneficiam e sensibilizam toda a rede que está em torno da primeira infância, como: oficinas e palestras sobre aleitamento materno, introdução alimentar e produção de papinhas naturais; visita guiada de gestantes a maternidades antes do parto; atividades de promoção do brincar e contação de histórias; palestra sobre o pré-natal do homem; roda de diálogo com adolescentes, entre outras.
A experiência de implementação da Semana do Bebê tem proporcionado importantes mudanças nos serviços de atendimento à população e na percepção social quanto à importância de investimentos neste período, não só para o bebê e sua família diretamente, mas para o desenvolvimento comunitário.
Como resultado de um processo de apropriação local e alinhamento com políticas públicas, 14 cidades que realizam a Semana do Bebê em parceria com o Instituto InterCement incluíram em seu calendário a realização anual da iniciativa a partir da sanção de uma lei municipal.